Ao receber esta manhã aos 40 arcebispos metropolitanos que receberam o Pálio na Solenidade de São Pedro e São Paulo, o Papa Bento XVI recordou que não se deve antepor nada ao amor que cada católico deve ter a Cristo.

Em seu discurso aos arcebispos e seus familiares, o Santo Padre assinalou que "o encontro de hoje, singelo e familiar, oferece-me a oportunidade de prolongar o clima de comunhão eclesiástica e de renovar minha cordial saudação aos queridos irmãos no episcopado, assim como a seus familiares e às personalidades que quiseram participar deste feliz evento".

Conforme informa a Rádio Vaticano, falando em várias línguas, incluindo o português, o Santo Padre ressaltou a importância do ministério episcopal ao serviço das respectivas comunidades, que lhes foram confiadas, de acordo à missão, na caridade, na esperança e no dinamismo da fé.

Em português, Bento XVI saudou os arcebispos de Angola e do Brasil que nesta quarta-feira receberam o Pálio, "insígnia litúrgica que exprime uma singular união das arquidioceses com a Sé de Pedro": Dom Luís Maria Perez de Onraita, de Malanje, Dom José Manuel Imbamba, de Saurimo, Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, de São Salvador da Bahia, Dom Pedro Brito Guimarães, de Palmas, Dom Jacinto Bergmann, de Pelotas, Dom Hélio Adelar Rubert, de Santa Maria, Dom Pedro Ercílio Simão, de Passo Fundo, Dom Dimas Lara Barbosa, de Campo Grande, e Dom Sérgio da Rocha, de Brasília.

“O Senhor Jesus, que vos escolheu como Pastores do seu rebanho, vos ampare no vosso ministério quotidiano e vos torne fiéis anunciadores do Evangelho com a força do Espírito Santo”, destacou o Papa.

Seguidamente e em italiano, o Papa alentou os prelados a agradecerem "ao Senhor que em sua infinita bondade nunca deixa de dar Pastores à sua Igreja. Aos queridos Arcebispos Metropolitanos lhes asseguro minha espiritual proximidade e meu orante apoio ao seu serviço pastoral, cujo requisito necessário é o amor a Cristo, ao qual nada se deve antepor".

"Vele sempre sobre vós, queridos irmãos, e vos sustente a Virgem Maria, Regina Apostolorum, e vos acompanhe minha bênção, que de coração renovo a cada um de vós, a vossos seres queridos e quantos são confiados aos vossos cuidados episcopais", concluiu.