Logo depois de anunciar que 10 000 brasileiros já se encontram inscritos na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Madrid 2011, o Arcebispo de São Paulo, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, refletiu sobre o tema do evento "Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé" (Col 2, 7).

Em sua reflexão o Arcebispo explicou que o tema do evento faz referência à passagem bíblica da Carta de São Paulo aos Colossenses, em que o Apóstolo, depois de falar de suas lutas e fadigas como missionário da Boa Nova, anima a comunidade a permanecer firme no que aprenderam do Evangelho.

Segundo o Cardeal, a advertência de São Paulo aos Colossenses se devia a que "nessa comunidade cristã se infiltraram falsos ‘pregadores’ e falsos ‘mestres’ que apresentavam teorias esotéricas e da mitologia e cosmologia grega sobre várias divindades e forças cósmicas que governavam a vida dos homens".

O Cardeal assinalou aos jovens que estes falsos "mestres" também "aparecem em nossos dias e arrastam as pessoas pouco firmes na fé", daí a necessidade de viver o lema desta JMJ.