A Igreja celebra nesta sexta-feira (24), a Solenidade da Natividade de São João Batista, celebrada em todo o Brasil com as conhecidas festas juninas e expressões de piedade popular, enquanto em Roma, os fiéis chegam de todas as partes do mundo para venerar a relíquia da cabeça do santo mantida na Igreja San Silvestro in Capite, na Cidade Eterna.

Segundo assinala o Portal A12, do Santuário Nacional de Aparecida, no Nordeste do Brasil, existem muitas festas em homenagem a São João Batista, que também é conhecido como protetor dos casados e enfermos, principalmente os que sofrem de dores de cabeça e da garganta.

Nas cidades nordestinas, existe o costume de, na madrugada do dia 24 de junho, tomar banho em um rio ou mesmo mergulhar uma imagem do santo, como forma de purificação.

Esse costume, assinala a nota do Portal A12, remonta a história de João, que pregava às margens do rio Jordão, em Israel, e batizava os fiéis mergulhando-os nas águas pregando o arrependimento dos pecados. Jesus também foi batizado por João nas margens do Jordão.

Nesta sexta-feira (24), a celebração das 9h no Santuário foi presidida pelo bispo emérito de Itabira (MG), Dom Lélis Lara, lembrou a figura de São João Batista.

João, filho de Isabel e Zacarias, que era sacerdote do templo de Jerusalém, anuncia a chegada próxima do Messias, pregando a conversão e a penitencia, realizando o batismo às margens do Rio Jordão.

Pelos profetas, e por último por meio de João Batista, Deus foi preparando o povo para acolher seu Filho Jesus.

João Batista nos lembra que toda santidade vem de Deus: ‘Eu não sou digno nem mesmo de desatar suas sandálias’, assinala a nota desta sexta-feira do Portal A12.

Já em Roma, o 24 de junho é um dia muito ocupado para o padre John Fitzpatrick, o reitor da Igreja de San Silvestro in Capite, onde a cabeça decapitada de São João é mantida em exibição pública.

"É muito importante manter a cabeça de São João Batista desde o ponto de vista de contar sua história, porque ele foi o precursor de Jesus Cristo", disse o sacerdote palotino à agência do grupo ACI em inglês a Catholic News Agency.

"As pessoas vêm aqui para colocar flores, acender velas e rezar. Eles vêm de todos os lugares, até mesmo da Rússia ou da Romênia, e em grande número para visitar a relíquia. De fato, seria difícil contar o número de peregrinos que chegam à Igreja", disse ele.

O Pe. Fitzpatrick disse que a cabeça foi trazida a Roma por monges gregos no ano 1169. Os monges, em seguida, fundaram uma igreja dedicada ao Papa São Silvestre, do século IV, e para a cabeça decapitada de São João, um duplo tributo refletido no nome da igreja.

A cabeça de São João na Igreja San Silvestro in Capite é mantida sobre um pano de veludo vermelho dentro de uma caixa de plástico transparente.