O Arcebispo de Caracas (Venezuela), Cardeal Jorge Urosa Savino, pediu solucionar a crise penitenciária no país, após os violentos acontecimentos na prisão El Rodeo, estado de Miranda, que deixou até o momento 23 internos e dois policiais mortos.

No dia 12 de junho iniciou-se a violência nas alas I e II por parte de grupos de delinqüentes que disputam o controle do centro. Na sexta-feira passada a Guarda Nacional Bolivariana tentou entrar na prisão e intervir no caso sem sucesso até o momento.

O Cardeal Urosa pediu aos presos que deponham as armas e entreguem-se pacificamente, e também que assinalou que "só a vontade de mudanças eficientes no sistema penitenciário do país poderia resolver o problema".

O Cardeal expressou sua surpresa "pela quantidade de armas e o tráfico de drogas que havia dentro destas penitenciárias e nos perguntamos quem são os culpados do trafico de armamentos. É absurdo que os cárceres estejam governados pelos detentos".

O Arcebispo também pediu aos membros da Guarda Nacional que respeite os direitos humanos dos detentos e chamou as autoridades dar "maior informação da delicada situação".

Por sua parte, 82 presos de El Dorado, no estado de Bolívar, iniciaram ontem terça-feira uma greve de fome em solidariedade com os detentos de Rodeo, que denunciaram intenções da Guarda Nacional Bolivariana de perpetrar uma massacre. Enquanto isso, os oficiais disseram que desde o fim de semana resgataram mais de 75 internos.