O Papa Bento XVI recebeu esta quarta-feira Stanislawa Stefanzki, uma judia que escapou da perseguição nazista, e que agora é mãe de um sacerdote católico, a quem saudou ao finalizar a audiência geral do último 22 de junho.

O jornal vaticano L’Osservatore Romano (LOR) assinala que junto a Stanislawa estava seu esposo e seu filho Jacek, sacerdote católico, como parte da comitiva que acompanhou o rabino Arthur Schneier.

O rabino obsequiou ao Papa uma placa de lembrança pela visita que o Pontífice fez à sinagoga de Park East em Nova Iorque (Estados Unidos) no dia 18 de abril de 2008.

Bento XVI também recebeu como obséquio 60 peixes vermelhos, um por cada ano de sacerdócio que celebrará no próximo dia 29 de junho, por parte de um grupo de crianças do movimento orioniano na Itália.

Os pequenos, indica LOR, comentaram que "estes peixes somos nós que nos deixamos pescar por ele (o Papa), para ser à sua vez, dom de Jesus".

Outro presente entregue ao Santo Padre chegou da Honduras. Por iniciativa do Cardeal Oscar Andrés Rodríguez, o artista Mauricio Lauri confeccionou um cálice com ouro "ético", quer dizer um metal precioso em cuja extração buscou-se obter o mínimo impacto possível ecológico e na qual não participaram menores de idade.