O Bispo de Montería (Colômbia), Dom Julio César Vidal, indicou que 5 000 membros de grupos criminosos estão dispostos a entregar-se à justiça e por isso "recorrem ao bom ofício da Igreja para que o Governo abra um espaço".

Em diálogo esta terça-feira com a agência Efe, o Prelado indicou que os membros dos grupos "não pediram mesas de negociação, mas que a Igreja abra-lhes o espaço para falar sobre render-se".

"Eles somam umas cinco mil pessoas e isso necessita uma logística e devem assegurar que Governo respeitará certos direitos seus: onde vai ser, quem os receberá, aonde irão depois de render-se", acrescentou.

Segundo Efe, entre os criminosos que se entregariam estão os irmãos Luis Enrique e Javier Antonio Calle Serna, conhecidos como "Los Comba"; e Maximiliano Bonilla, conhecido como "Valenciano", alguns dos homens mais procurados da Colômbia e chefes do narcotráfico.

"Dizem-me (os membros dos bandos) que eles sabem que não acreditam neles, que é muita gente, e indicam que sua rendição seria uma boa notícia e uma surpresa para o mundo, embora reconheçam que 'isto não é fácil'. Dizem 'estamos em guerra, mas estamos trabalhando em nosso propósito de entrega'", indicou Dom Vidal.