Esta manhã, na Sala de Imprensa da Santa Sé foi apresentado o 25° Congresso Eucarístico Italiano que terá lugar na localidade de Ancona de 3 a 11 de setembro e cujo tema é: "Senhor a quem iremos? A Eucaristia para a vida cotidiana", que será encerrado pelo Papa Bento XVI.

A novidade na realização desta visita pastoral, que fará o Papa a Ancona no dia 11 de setembro para o encerramento do congresso eucarístico, está no encontro que terá com um grupo de jovens casais de namorados, evento oficial que pela primeira vez se realiza durante seu pontificado.

O evento, cuja intenção é ressaltar a importância da preparação para o sacramento do matrimônio, será realizado na Praça do Plebiscito a partir de 6:00 p.m (hora local) onde o Papa dirigirá um discurso.

O programa de Bento XVI também inclui a celebração da Missa conclusiva do congresso eucarístico a partir das 10:00h na Fábrica Naval de Ancona. Às 13:30h almoçará com os bispos e alguns trabalhadores da casa integração e um grupo de pobres assistidos pela Cáritas no Centro Pastoral de Colle Ameno.

Às 16:30h saudará os organizadores da visita neste centro pastoral para logo encontrar-se com as famílias e os sacerdotes às 17:00h na Catedral de São Ciriaco de Ancona aos quais dirigirá um discurso.

Na conferência de imprensa realizada hoje na que se apresentou o congresso, Vittorio Sozzi, responsável pelo Projeto Cultural da Conferência Episcopal Italiana (CEI), explicou que as jornadas do evento estarão centradas em cinco âmbitos: afetividade, fragilidade, trabalho e festa, tradição, cidadania.

"A celebração do Congresso Eucarístico Nacional –disse– pode ser vivida como uma oportunidade importante para reafirmar publicamente a fé na Eucaristia, Sacramento de salvação e de comunhão".

No marco deste congresso, também haverá uma série de eventos culturais, entre os quais destaca a exposição "À Mesa do Senhor: Obra primas da arte européia de Rafael a Tiépolo".

A mostra artística está constituída por uma série de obras primas da arte italiana e européia a partir do Quattrocento, centradas no tema da Última Ceia, segundo a interpretação dos artistas que representaram dois momentos diversos, como a instituição da Eucaristia e a Comunhão dos Apóstolos.

Outra mostra ligada ao Congresso é a que leva por título: "Sinais da Eucaristia", realizada graças à contribuição das dioceses das Marcas. É uma série de exposições didático-ilustrativas apoiadas na premissa de que a Igreja é acima de tudo o lugar de celebração da Missa.

"Hoje devo ficar em sua casa. A Eucaristia, a graça de um encontro imprevisível", é o título da última destas iniciativas culturais. Trata-se de uma mostra documentária e itinerante que, partindo do episódio evangélico de Zaqueu, ilustra a necessidade que tem o ser humano da Eucaristia.