Na próxima segunda-feira 20 de junho, a European Sunday Alliance (ESA - Aliança Européia para o domingo) promove em Bruxelas (Bélgica) uma conferência sobre a proteção deste dia da semana como jornada não laborável sob o título: "O valor agregado da sincronização do tempo livre".

A ESA é uma rede de alianças nacionais formadas por sindicatos, organizações da sociedade civil e comunidades religiosas, entre as quais também se encontram a Comissão dos Episcopados da Comunidade Européia (COMECE) e a Conferência das Igrejas Européias (KEK)

Entre os temas que serão tratados está a segurança dos trabalhadores, o equilíbrio entre trabalho e vida profissional com a vida familiar, e a importância do fim de semana para a vida comunitária.

Os organizadores assinalam que "o encontro procura formar os responsáveis políticos europeus sobre a importância de um tempo de qualidade sincronizado não só no aspecto cultural dentro do patrimônio europeu, mas também como um importante fator de construção da Europa social: uma UE consciente das exigências de seus cidadãos".

Para os católicos o domingo se reveste ademais de um especial importância por ser o dia dedicado ao Senhor, concretamente com a Eucaristia à qual todo fiel deve assistir.

Como escreveu o Beato João Paulo II na carta apostólica Dies Domini "o dia do Senhor — como foi definido o domingo, desde os tempos apostólicos —, mereceu sempre, na história da Igreja, uma consideração privilegiada devido à sua estreita conexão com o próprio núcleo do mistério cristão".

"O domingo, de facto, recorda, no ritmo semanal do tempo, o dia da ressurreição de Cristo. É a Páscoa da semana, na qual se celebra a vitória de Cristo sobre o pecado e a morte, o cumprimento n'Ele da primeira criação e o início da « nova criação ». É o dia da evocação adorante e grata do primeiro dia do mundo e, ao mesmo tempo, da prefiguração, vivida na esperança, do « último dia », quando Cristo vier na glória e renovar todas as coisas ".