Em celebração realizada esta manhã na Igreja da Santíssima Trindade, no Santuário de Fátima, o Padre Carlos Cabecinhas, presbítero da Diocese de Leiria-Fátima, de 40 anos, natural da Bajouca, Leiria, tomou posse como reitor do Santuário de Fátima, sucedendo a D. Virgílio Antunes, nomeado para bispo de Coimbra.

No mesmo momento o Padre Cristiano Saraiva foi reconduzido no cargo de administrador do Santuário de Fátima, informou a assessoria de imprensa do santuário mariano em nota enviada hoje aos meios.

Após a tomada de posse, o novo reitor do Santuário de Fátima dirigiu-se à Capelinha das Aparições onde renovou a sua consagração pessoal a Nossa Senhora de Fátima, realizada pela primeira vez após a sua ordenação sacerdotal. Hoje, consagrou também ao Imaculado de Maria os sacerdotes, os funcionários, os voluntários e outros colaboradores e também os peregrinos do Santuário,

“O Santuário é vosso (Maria) e por isso o confio à vossa proteção materna. Abençoai as atividades e os projetos que, em fidelidade à missão deste Santuário, procuraremos realizar e em tudo o que fizermos ajudai-nos a ser instrumentos dóceis à vontade de Deus, tal como vós o fostes. Imploro para todos os peregrinos o vosso auxílio e proteção materna e peço para todos as graças celestes. Que todos os que aqui vos procuram possam fazer a forte experiência da presença de Deus nas suas vidas”, rezou.

Nas suas primeiras palavras após a tomada de posse, proferidas na Igreja da Santíssima Trindade, e após uma saudação inicial, o novo reitor do Santuário de Fátima salientou “toda a sua atualidade e frescura” da mensagem de Fátima.

“A fidelidade a esta mensagem da Mãe de Deus e nossa Mãe é a verdadeira prioridade pastoral do Santuário. E o itinerário de sete anos da celebração do Centenário, que já iniciamos e nos conduzirá até 2017, mais não pretende que fazer-nos redescobrir ou tomar consciência da grande riqueza da mensagem, da urgência em vivê-la e da necessidade de divulgá-la", disse.

Numa linha de continuidade com o projeto iniciado este ano pastoral, o sacerdote lembrou a prioridade da missão do Santuário de Fátima: “O meu Imaculado Coração será o teu refúgio e o caminho que te conduzirá até Deus. Estas palavras de Nossa Senhora foram a inspiração para todo o itinerário temático da celebração do Centenário, que tem como tema geral “O meu Coração Imaculado conduzir-vos-á até Deus”.

Este itinerário de sete anos constitui o plano pastoral do Santuário até 2017 e é na sua concretização e realização que se encontra a atual prioridade pastoral do Santuário de Fátima, porque nos centra no essencial da mensagem”.

A data da entrada em funções do novo reitor acontece no dia do aniversário natalício do beato Francisco Marto, 11 de Junho de 1908. “Os Beatos Francisco e Jacinta foram exímios “discípulos da escola de Maria” e o seu luminoso exemplo é, para nós, um permanente desafio. É também a sua intercessão que imploro nesta ocasião”, concluiu o Padre Carlos Cabecinhas.

Na sua alocução após a tomada de posse do Padre Carlos Cabecinhas, Dom António Marto, bispo de Leiria-Fátima agradeceu o trabalho desenvolvido pelo reitor cessante e desejou felicitações às novas chefias do Santuário de Fátima.

“Os dotes humanos, sacerdotais e intelectuais com que Deus dotou o Pe. Carlos Cabecinhas e as provas já dadas de bom Administrador pelo Pe. Cristiano Saraiva confortam-nos em saber que o Santuário fica confiado em boas mãos. Quero exprimir-lhes também a minha estima, confiança e colaboração. Bem hajam! Muitas felicidades e as melhores bênçãos de Nossa Senhora de Fátima para a vossa nobre e delicada missão são os nossos votos!”, disse.