No próximo 29 de junho, Solenidade de São Pedro e São Paulo, será inaugurado o "Cristo do Pacífico", uma monumental imagem de 37 metros de altura que será colocada em uma colina na cidade de Lima (Peru). A obra foi trabalhada por partes no Brasil e levada ao Peru por via marítima.

A inauguração do "Cristo do Pacífico" foi anunciada pelo Presidente do Peru, Alan García, quem explicou que seu sonho sempre foi fazer um Cristo similar ao do Corcovado (Brasil).
“Eu o denominei Cristo do Pacífico (…), e no dia 29 de junho, Dia do Papa e de São Pedro e São Paulo, inauguraremos esta obra".

A inauguração ocorre também no marco do 60° aniversário de ordenação sacerdotal do Papa Bento XVI, quem recebeu as ordens sagradas no dia 29 de junho de 1951 junto a seu irmão Monsenhor Georg Ratzinger na Catedral de Freising (Alemanha).
 
O presidente García, assinala a agência oficial peruana Andina, indicou que no Cristo do Pacífico não foi usado dinheiro do estado mas que se conformou uma cooperativa, à qual não só contribuíram empresas, entre elas brasileiras, mas também ele mesmo "com 100 mil Nuevos Soles de suas próprias economias", aproximadamente 36 mil dólares.

"Quero que seja uma figura que abençoe o Peru e proteja Lima", disse em declarações à estação RPP Notícias.

Esta imagem mostra o Cristo com os braços estendidos em gesto de abraçar. Terá um sistema de iluminação de 26 cores diferentes, que iluminará todas as noites o litoral da cidade e que por sua localização poderá ser visto desde toda a cidade de Lima.

García comentou além milhões de pessoas de distintos bairros da cidade poderão ver a imagem iluminada permanentemente e sentirão a proteção e a bênção de Cristo.

O Presidente detalhou também que a escultura foi trabalhada em partes no Brasil e levada ao Peru em navio.

A escultura tem uma base de 15 metros de concreto puro e a figura em si mesmo mede 22 metros de altura, revestida com uma capa de acrílico para proteção contra a alta umidade da cidade de Lima.