Em declarações à Agência Ecclesia do Episcopado Português, o presidente da Comissão Episcopal da Mobilidade Humana, Dom António Vitalino, afirmou que o aumento da emigração em 2010 está sendo acompanhado pela Igreja Católica. Segundo dados divulgados esta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatistica (INE), a atual crise econômica levou mais de 23 mil portugueses a emigrar no ano passado, o que representa um aumento de 41%.

Para Dom Vitalino, também bispo de Beja, é compreensível que os portugueses “vão para os locais onde há mais trabalho e onde este é melhor remunerado”. Neste contexto, o prelado lembra que “há muitos mais que emigram para trabalhos de temporada e não se inscrevem nos consulados”.

França, Espanha, Suíça e Alemanha recebem muitos portugueses para “trabalhos sazonais” e “muitos até ficam por lá sem registrar-se”.

O “êxodo” de portugueses leva Dom António Vitalino a aconselhar “uma melhor organização para fixar mais gente” em Portugal, especialmente no contexto da atual crise econômica.

Perante o aumento do número de emigrantes, o presidente da Comissão Episcopal da Mobilidade Humana declarou à Agência Ecclesia que este implica uma “remodelação da rede de missões”.

A comissão que trata este setor da pastoral “está atenta” e nota “que existem muitas famílias jovens que estão emigrando e levam consigo os seus filhos”.

Segundo o INE, o número de portugueses que procurou melhores condições de vida fora de Portugal em 2010 foi o segundo maior da década. Os números desta instituição também mostram que a imigração registrou uma queda abrupta e foi a mais baixa desde 2001.