O escritório de Imprensa da JMJ informou que se colocou no ar o site carpooling.madrid11.com que tem como objetivo pôr em contato os jovens têm automóvel e contam com algum lugar disponível para ajudar a outros jovens a transportar-se às atividades do encontro.

A página Web está especialmente dirigida aos participantes da Europa e pode ser consultada em espanhol e em inglês.

Conforme explicou Eva Latonda, responsável pelo projeto de sustentabilidade 100 por cento natural, "esta singela aplicação permite reduzir o número de meios de transporte, portanto ser mais ecológicos e favorecer a economia".

O site, que foi criado graças ao patrocínio da Abengoa, tem como fim reduzir as emissões de CO2 à atmosfera e otimizar o fluxo de tráfico, assim como favorecer que passageiros e condutores possam poupar nos gastos econômicos.

Paróquias, associações juvenis, movimentos e instituições da Igreja e inumeráveis jovens poderão fazer uso deste site para compartilhar meios de transporte. Esta aplicação permite de uma maneira fácil escolher entre as opções: ‘procuro transporte’ e ‘ofereço transporte’.

No caso das pessoas que oferecem transporte terão que registrar-se e especificar o lugar de origem e a data de ida e volta. Também se pode explicitar algumas das condições como se permitem fumar ou comer no automóvel ou o preço dessa viagem pelo gasto de gasolina.

Faltando três meses para a Jornada Mundial da Juventude há perto de 400 000 jovens inscritos provenientes de 182 países.