O Papa Bento XVI enviou ontem, 26, uma saudação ao arcebispo de São Paulo, cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, e ao arcebispo emérito da Arquidiocese e ex-prefeito da Congregação para o Clero, cardeal Dom Cláudio Hummes através do secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcísio Bertone, na qual manifestou seu agradecimento pela mensagem enviada pelos dois cardeais brasileiros por ocasião da solenidade de São José, 19 de março, dia do onomástico do Papa.

“Tal como os raios do sol, na primavera, fazem brotar os rebentos nas árvores, assim também a irradiação que dimana da ressurreição de Jesus dá força e significado a cada esperança humana, a cada expectativa, desejo e projeto”, dizia a mensagem do Pontífice aos cardeais brasileiros, referindo-se ao mistério pascal vivido pela Igreja nestes dias.

Na carta divulgada pela arquidiocese de São Paulo na sua página oficial este 27 de maio, Bento XVI também enviou sua Bênção Apostólica ao Seminário Propedêutico Santo Antonio de Sant’Anna Galvão, cuja nova sede foi inaugurada no dia 19 de março, e o Seminário Internacional Missionário “Redemptoris Mater”, instalado na Arquidiocese também na solenidade de São José.

A mensagem leva a data de 10 de maio de 2011, e foi encaminhada ontem à Arquidiocese.

Saudando os cardeais a nota enviada pelo cardeal Bertone recorda que “por ocasião da solenidade de São José, houve por bem – junto com o Eminentíssimo Cardeal Dom Cláudio Hummes, e em nome da Arquidiocese de São Paulo – fazer presente ao Santo Padre cumprimentos e votos pelo Seu onomástico, enriquecidos de preces pelas Suas intenções e pelas necessidades da Igreja na hora atual”.

“O Sumo Pontífice acolheu com apreço e gratidão este preito de devotada estima e solidariedade com Sua missão de Pastor universal da Igreja - Igreja, que Cristo amou até ao ponto de Se entregar por Ela, para santificá-la, com Sua morte e ressurreição”.

“Tal como os raios do sol, na primavera, fazem brotar os rebentos nas árvores, assim também a irradiação que dimana da Ressurreição de Jesus dá força e significado a cada esperança humana, a cada expectativa, desejo e projeto. Por isso a Igreja, na "Liturgia das Horas" do Tempo Pascal, exclama: " In resurrectione tua, Christe, coeli et terra laetemtur – na vossa ressurreição, ó Cristo, alegrem-se céus e terra!" Os "céus" correspondem plenamente a este a este convite ao louvor: no Céu, tudo é paz e alegria. Mas na terra, infelizmente, ainda não é assim: no nosso coração, há alegria e sofrimento; na nossa face, sorrisos e lágrimas. Mas Cristo ressuscitou, está vivo e caminha conosco!”, destaca também a missiva.

“Por isso, Sua Santidade o Papa Bento XVI deseja que o mistério pascal continue a ser, para Vossas Eminências e quantos beneficiam dos seus cuidados pastorais fonte de paz acompanhada da fé para testemunharem a todos a esperança e a alegria. Como penhor de tais graças divinas, o santo Padre concede-lhes, com particular lembrança para o Seminário Propedêutico Santo Antônio de Sant’Anna Galvão e para o Seminário Internacional Missionário Redemptoris Mater, a Sua benção Apostólica”.