A Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima deixará S. Tomé e Príncipe com destino a Portugal neste 4 de Junho, após uma peregrinação de mais de um mês por aquele país africano.
No dia seguinte, 5 de Junho, será entregue ao Santuário de Fátima pelo bispo da diocese de S. Tomé e Príncipe, Dom Manuel António Santos, segundo informaram fontes do próprio Santuário à ACI Digital.

De uma forma especial, Dom Manuel António Santos convida a comunidade santomense que reside em Portugal a estar em Fátima neste dia.

Em declarações, via internet, esta tarde, à Sala de Imprensa do Santuário de Fátima, Dom Manuel Santos recorda as principais motivações que deram origem a esta peregrinação.

“O primeiro motivo para o pedido da visita da Imagem Peregrina de Nª Sª a São Tomé e Príncipe teve a ver com a inauguração do Santuário em Bate-Pá, em honra de Nª Sª de Fátima Peregrina. Era um anseio muito antigo da Diocese de São Tomé e Príncipe e que eu resolvi tornar realidade”, explica.

“Criar um momento de reflexão sobre o significado de Maria na História da Salvação, num tempo onde as ‘seitas’ têm semeado confusão em muita gente com a questão das imagens e propiciar um momento de oração à volta de Maria que envolvesse toda a Diocese”, são os dois outros propósitos da peregrinação.

A Imagem deixou Portugal a 29 de Abril, acompanhada por D. Abílio Ribas, bispo emérito da diocese de S. Tomé e Príncipe. No dia seguinte, chegou a S. Tomé, onde deu inicio ao périplo por várias localidades.

Nas palavras de Dom António Santos, “todas as paróquias foram visitadas. A imagem de Nossa Senhora andou de carro, de avião e de barco. Espero que esta visita fortifique a fé do povo santomense e seja verdadeiramente um momento de fé e catequese”.

Um dos pontos alto desta visita aconteceu a 8 de Maio, com a inauguração do Santuário de Nossa Senhora de Fátima Peregrina, em Bate-Pá.

Depois desta inauguração, passam a existir em São Tomé dois lugares principais de culto dedicados a Nossa Senhora de Fátima, em Bate-Pá e em Bom-bom, mas há outras pequenas capelas que também são dedicadas a Nossa Senhora de Fátima.

O encerramento solene da visita a S. Tomé e Príncipe será a 3 de Junho.