Em seu discurso esta manhã à Presidenta do Parlamento da Bulgaria, Tsetska Tsacheva, e a seus acompanhantes, o Papa Bento XVI destacou que o cristianismo é o "elemento central e clarificador" sobre o qual se deve construir a "nova a Europa".

Em seu discurso ao celebrar a memória litúrgica dos Santos irmãos Cirilo e Metódio, Co-padroeiros do Velho Continente, o Santo Padre ressaltou que ambos "favoreceram uma vasta renovação espiritual e puseram as bases para uma autêntica promoção da liberdade e a unidade da Europa cristã".

"Cirilo e Metódio foram ‘evangelhos viventes’ e sinais eloqüentes da bondade do Senhor, por isso seu testemunho alcançou mais facilmente a todos os homens daquele tempo".

Seguidamente o Papa destacou que "aos povos europeus que se abrem nestes anos a novas perspectivas de cooperação estes dois grandes Santos recordam que sua unidade será mais sólida se apoiarem-se nas raízes cristãs comuns. Efetivamente, na complexa história da Europa, o cristianismo representa um elemento central e qualificador".

"A fé cristã plasmou a cultura do velho continente e se entrelaçou de forma indissolúvel com sua história, até o ponto de que esta não seria compreensível sem uma referência às vicissitudes que caracterizaram primeiro o grande período da evangelização e depois os longos séculos em que o cristianismo assumiu um papel cada vez mais relevante".

Por isso, continuou, "é importante que a Europa cresça também na dimensão espiritual, inspirando-se em sua melhor historia. A unidade do continente, que progressivamente amadurecida nas consciências e se define também na vertente política, representa uma perspectiva de grande esperança".

O Papa disse ademais que "os europeus estão chamados a esforçar-se por criar as condições de uma profunda coesão e uma efetiva colaboração entre os povos".

"Para edificar suas sólidas bases à nova Europa não basta satisfazendo apenas os interesses econômicos, mas é necessário que se alente os valores autênticos, que têm seu fundamento na lei moral universal, inscrita no coração de todo homem".

Finalmente Bento XVI fez votos para que "a herança moral e cultural dos Santos Cirilo e Metódio alimentem sempre em cada um de vós o desejo de valorizar o patrimônio espiritual de suas terras e, ao mesmo tempo, o da abertura e à comunhão no respeito recíproco".