A Cerimônia de Beatificação da Irmã Dulce, “o Anjo Bom do Brasil”será presidida hoje por Dom Geraldo Majella Agnelo, arcebispo emérito de Salvador e representante de Bento XVI. O momento tão esperado será o descerramento da imagem oficial de irmã Dulce como “Bem Aventurada Dulce dos Pobres”.

O processo de beatificação teve início em 2000, passando por várias etapas, em 22 de maio de 2011, Irmã Dulce será proclamada Beata.

Segundo recorda a Rádio Vaticano, Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, nascida em 26 de maio de 1914, filha de Augusto Lopes Pontes e Dulce Maria de Souza.

Na pequena biografia apresentada na nota da Rádio Vaticano em sua edição em português deste domingo também lê-se: Maria Rita foi uma criança muito alegre, gostava de brincar de boneca, empinar pipa e com adoração por futebol (torcedora do Esporte Clube Ypiranga). Desde muito nova já mostrava dedicação a pessoas carentes, mendigos e doentes. Aos 13 anos transformou a casa da família em um centro de atendimento a estas pessoas. Sua casa ficou conhecida como “A Portaria de São Francisco”, por conta do número de carentes que se aglomeravam a porta. Nesta época Maria Rita manifestou pela primeira vez o desejo de se dedicar a vida religiosa. Após seis anos Maria Rita se transformou em Irmã Dulce.

Em sua vida religiosa Irmã Dulce abraçou todos em seu caminho, e até hoje mantém seus braços abertos em suas obras sociais.