O Presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL), Cardeal Marc Ouellet, inaugurou ontem, dia 16 de maio a 33ª Assembléia Geral do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), e chamou os bispos a serem missionários que trabalhem pela santificação pessoal e dos fiéis.

"Ser missionários significa reproduzir na própria vida essa condição de Pastores traduzindo-a em obras concretas a favor de nossa própria santificação e da santificação de nossos fiéis", afirmou o também Prefeito da Congregação para os Bispos.

Durante a Missa inaugural realizada na catedral de Montevidéu, conforme indica a nota do CELAM e a Conferência Episcopal Uruguaia, o Cardeal exortou os bispos a seguirem o exemplo de Cristo, "o único Bom Pastor e único modelo de nossa própria missão pastoral em cada lugar concreto em que fomos chamados a exercer nosso Ministério".

"Ao ter dito sim à chamada de Deus, pusemos nossa liberdade ao serviço da abundante graça divina sem a qual, como afirma o mesmo Senhor no Evangelho de São João, nada podemos fazer".

Durante a homilia, o Cardeal Ouellet disse que é uma ilusão "pretender compreender a realidade da América Latina e o Caribe sem um olhar que tenha como ponto essencial de sua visão ou chave hermenêutica a verdade contida no Evangelho".

"Ao Bom Pastor temos que acudir sempre para encontrar as pistas que nos conduzam à verdade sobre nós mesmos e sobre a história do homem e seu destino", demarcou.

Finalmente recordou o Beato João Paulo II, sobre quem afirmou que "foi para nós um discípulo e missionário exemplar do Bom Pastor".

"As palavras sobram, pois todos fomos testemunhas de sua firme convicção pela verdade do Evangelho e de suas contínuas peregrinações pelo mundo inteiro levando essa verdade e aproximando-a com extraordinária força comunicativa à compreensão das pessoas sem importar sua condição ou idade", afirmou.

A 33ª Assembléia Geral culminará no dia 20 de maio e nela serão escolhidas as novas autoridades do CELAM para o período 2011-2015.