O Papa Bento XVI se conectará via satélite com a Estação Espacial Internacional no próximo 21 de maio às 13:56h (hora local) com motivo da última missão do transbordador Endeavour, conforme informou esta terça-feira o porta-voz da Santa Sé, o Pe. Federico Lombardi.

Durante a conexão via satélite, o Papa lançará uma mensagem em áudio e vídeo aos 12 astronautas que estarão presentes na estação espacial. Nesta missão participa também o coronel italiano Roberto Vittori, quem levou à missão uma medalha de prata dada de presente pelo Pontífice.

Inicialmente, esta conexão estava prevista para o último 4 de maio, mas terá que mudar a data devido ao atraso na decolagem, que estava previsto o último 29 de abril.

Esta missão sofreu numerosas mudanças de data, devido a um problema no circuito de aquecedores do sistema hidráulico, que obrigou a atrasar em até duas ocasiões o lançamento.

Finalmente, o transbordador espacial Endeavour se separou esta segunda-feira da estação de Cabo Canavial (Florida) para levar adiante o que será sua última viagem após 30 anos de missões.

Nesta ocasião, a Endeavour deve transladar até a Estação Espacial Internacional (ISS) o Espectrômetro Magnético Alfa AMS-02, um 'buscador' de matéria que forma parte de um experimento científico no qual participa a Espanha e outros 16 países.

A Endeavour será conduzida precisamente por Vittori, em que será sua terceira visita a ISS depois de suas duas viagens em 2002 e 2005. Por sua parte, o espectrômetro permanecerá na estação até que termine a vida seu útil, até 2028.