O Presidente do Pontifício Conselho Cor Unum no Vaticano, Cardeal Robert Sarah, visitará entre os dias 13 e 16 de maio as zonas afetadas pelo terremoto e o tsunami que afetou o Japão no dia 11 de março, para levar uma mensagem de proximidade e solidariedade do Papa Bento XVI.

Em um comunicado dado a conhecer hoje pelo mencionado dicastério, destaca-se que o Cardeal Sarah levará o abraço de Bento XVI “a todos os familiares das vítimas, às pessoas deslocadas e aos voluntários que estão trabalhando incansavelmente na reconstrução".

O texto cita principalmente a Cáritas do Japão, "que foi ativada em seguida (e que) segue sendo o ponto de referência para todas as ajudas que a Igreja Católica segue oferecendo depois da fase de emergência, para a reconstrução da vida da comunidade japonesa".

O Presidente do Pontifício Conselho viajará no dia 14 de maio a Saitama para visitar os centros de acolhida da Igreja Católica para as pessoas sem lar. Logo irá a Tóquio, onde junto com os bispos japoneses celebrará uma missa de ação de graças pela beatificação de João Paulo II. Nos dia 15 irá a Sendai, epicentro do terremoto, onde presidirá a Santa Missa na Catedral.

Na segunda-feira 16 visitará outros dois centros de acolhida para pessoas deslocadas e se reunirá com os responsáveis pelas maiores organizações caritativas presentes.

Acompanhará ao cardeal Sarah nesta viagem o subsecretário do Cor Unum, Dom Segundo Tejado.