Na Celebração Eucarística desta quinta-feira, 12, os bispos reunidos em Aparecida para a 49º Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recordaram que a toda a Escritura deve ser lida e interpretada à luz da fé. O ex-presidente da CNBB, Dom Geraldo Lyrio Rocha, que predicou a homilia da celebração, enfatizou que sem a fé não há chave de acesso à Escritura.

Segundo Dom Geraldo, em sua exportação pós-sinodal Verbum Domini Bento XVI destacou “A ligação intrínseca entre palavra e fé põe em evidência que a autêntica hermenêutica da Bíblia só pode ser feita na fé eclesial”, assim, o bispo frisou também em sua homilia as palavras de São Boaventura que dizia que sem a fé não há chave de acesso ao Texto Sagrado.

A segurança para a correta interpretação da Palavra de Deus, ressaltou o prelado, vem da ação do Espírito Santo sobre a Igreja, corpo de Cristo.

“Nenhuma profecia da Escritura é de interpretação particular, mas todas foram inspirados pelo Espírito de Deus. O Espírito Santo, que anima a vida da Igreja, é o que a torna capaz de interpretar a Sagrada Escritura”, enfatiza Dom Lyrio nas declarações reunidas pelo portal Canção Nova notícias em sua edição de hoje, 12 de maio.

Inspirados pelo exemplo do Apóstolo Filipe, Dom Lyrio deseja que a Igreja tenha um novo impulso missionário. “Acabamos de aprovar nessa Assembleia as diretrizes gerais da ação evangelizadora da Igreja no Brasil. Que o mesmo Espírito arrebate a cada um de nós, pastores da Igreja, para que possamos evangelizar o povo que nos foi confiado”, disse.

Destacando o Evangelho proclamado na Celebração, o bispo recorda que nele Jesus se apresenta como o Pão da Vida, este Pão da Vida é a Sua carne. Assim, a Eucaristia é apresentada como Sacramento visível da fé em Jesus Cristo.

“Na Eucaristia, Jesus não dá alguma coisa, mas dá a Si mesmo, entrega Seu corpo e entrega Seu sangue, desse modo, dá a totalidade da Sua vida. Ele é o Filho Eterno que o Pai entregou por nós”, salienta o ex-presidente da CNBB.

Por meio da força desse Pão, Dom Lyrio acredita que a Igreja no Brasil poderá levar a diante a obra que o Deus a confiou. “Que as diretrizes que aprovamos possam provocar na Igreja novo ardor e nosso discipulado”, concluiu.

Na celebração os bispos também recordaram em particular o reconhecimento pontifício da Família Esperança, mantenedora das Fazendas da Esperança, como associação internacional de fiéis.