Quando no dia 1º de maio foi revelada na Praça de São Pedro a imagem oficial do novo Beato João Paulo II, a multidão explodiu em aplausos e lágrimas de emoção diante daquele rosto tenro e sereno. O fotógrafo polonês Grzegorz Galazka tem a história atrás dessa foto.

Para Galazka, compatriota de João Paulo II e fotógrafo de numerosas viagens papais entre 1985 e 2005, é uma honra que sua foto tenha sido escolhida como a imagem oficial do novo beato.

"Não sei como escolheram minha foto, mas como podemos ver gostaram dela", afirma o fotógrafo ao grupo ACI desde Roma, onde vive há vários anos.

"A foto foi tomada em uma visita a uma paróquia romana no dia 19 de fevereiro de 1989, uma das muitas viagens que o Papa fez às paróquias romanas."

Galazka não podia ter adivinhado então que esta fotografia seria um dia seria adotada como a imagem oficial de um santo em potência. Quando soube que os que trabalhavam na causa de beatificação de João Paulo II estavam em busca de um retrato para usá-lo em distintas publicações, como a revista "Totus Tuus", ele soube rapidamente de que tinha a foto exata.

"Eu a propus três ou quatro vezes. Como trabalho com a revista Totus Tuus, eles deram valor ao meu trabalho. Ao final, quando chegou o momento escolheram minha foto para a beatificação", sustenta.

A fotografia mostra um atrativo e sorridente Beato João Paulo II vestido com batina branca papal e capa vermelha.

Galazka assegura ao grupo ACI que chegou a conhecer bem o novo beato através da lente de sua câmara. "Eu o vi de perto, mas sempre através da lente. Eu o vi em sua felicidade e em sua preocupação. De fato, cheguei a conhecer muito bem o Papa através de minha câmara", afirma.

Para este fotógrafo os fatos da semana passada foram muito emocionantes como profissional e como polonês.

"Estou muito feliz. Ao princípio, não entendia completamente a importância de ser escolhido. Esta é a foto da minha vida. Estou feliz de que outros possam apreciar o Papa através desta foto", indicou.