O segundo Congresso Eucarístico Nacional foi um acontecimento histórico para a Igreja em Myanmar. Mais de 80 mil fiéis se reuniram em oração e adoração eucarística de 11 a 13 de fevereiro no Centro Mariano da cidade de Nyaunglebin, na diocese de Yangon.

O acontecimento se caracterizou por reflexões, catequese, meditações, orações, liturgias e participaram milhares de peregrinos, jovens, adultos, mulheres, crianças, famílias, vindas das 12 dioceses de Myanmar para o acontecimento.

Nos três dias do Congresso foram celebradas missas em diversas línguas locais. No segundo dia do congresso, uma missa foi celebrada por Dom. Salvatore Pennachio, Núncio Apostólico em Bangkok e Encarregado Apostólico para  Myanmar, diante da presença de 12 Bispos e 160 sacerdotes.

Também estavam presentes, muitas pessoas  não católicas e não cristãs, interessadas na fé cristã e atraídas pela devoção à Virgem de Lourdes, cuja imagem se encontra no Santuário Mariano de Nyaunglebin.

Em sua homilia, Dom. Penacchio sublinhou a importância da Eucaristia como fonte, cume e centro da vida da Igreja e de cada cristão, convidando a todos, Bispos, sacerdotes, religiosos e fiéis, a um renovado amor pela a Eucaristia.

“A vós, irmãos Bispos: que a Eucaristia continue sendo o centro e a alma de nosso ministério episcopal. A vós, sacerdotes: que vivam e testemunhem o mistério eucarístico que celebram cada dia com a comunidade a vós confiada. A vós, fiéis leigos: especialmente aos catequistas e aos jovens: façam da Eucaristia o alimento que lhes sustente nos momentos difíceis de sua vida cotidiana. A vós, crianças: lembrem constantemente que Jesus vos ama e que na Eucaristia lhes espera para  encontrar e falar com Ele”, afirmou o Prelado.

Na celebração, foi lida a mensagem enviada para a ocasião pelo Santo Padre a Dom. Charles Bo, Arcebispo de Yangon e Presidente da Conferência Episcopal de Myanmar, e a multidão de fiéis saudou as palavras de João Paulo II com um longo aplauso e alegria.

O primeiro Congresso Eucarístico foi celebrado há cinqüenta anos, em 1956, na capital Yangon.