O Papa João Paulo II renovou seu chamado à comunidade internacional para que ajude às vítimas da pobreza em Sahel, a região da África sub-saariana que abrange os países da costa ocidental e central desse continente.

O Cardeal Angelo Sodano, Secretário de estado Vaticano, dirigiu uma carta em nome do Papa ao Arcebispo Séraphin Rouamba, de Koupéla (Burkina Faso) e presidente do conselho de administração da Fundação João Paulo II para Sahel.

O Cardeal expressou a gratidão do Papa "a todos que, em diversas partes do mundo, responderam rapidamente a sua preocupação pelos tantos seres humanos que se encontram em condições realmente precárias".

Do mesmo modo, afirma que “o Santo Padre espera que essa tarefa prossiga com um impulso crescente e renovado para sustentar as comunidades que se beneficiaram dela, fazendo com que sejam cada vez mais responsáveis por seu desenvolvimento integral e equilibrado".

O Cardeal Sodano recordou que "a situação dessa região continua sendo preocupante. Por isso, o Santo Padre escolheu esta ocasião para renovar seu chamado, alentando os esforços para superar os numerosos problemas e as tantas necessidades no que se refere aos recursos disponíveis que são, infelizmente, insuficientes".