"Sinto uma gratidão imensa porque sinto que cresci como bispo junto ao Papa João Paulo II", assinalou desde Roma o Arcebispo de Granada (Espanha), Dom Francisco Javier Martínez Fernández, ao grupo ACI pela ocasião da beatificação do Beato João Paulo II.

"João Paulo II me ensinou em grande medida tudo o que eu sei como bispo, a amar o mundo como Cristo o ama, porque ele refletiu Cristo de uma maneira muito imediata e nos ensinou como ‘ser Cristo’ em meio deste mundo, com um amor imenso por ele, oferecendo a vida por ele", afirmou.

Dom Martínez Fernández recordou com emoção as primeiras palavras que escutou do Beato João Paulo II dizer e que nunca esquecerá, "disse dirigindo-se a um grupo de jovens, ’eu os amo muito’".

O Prelado ressaltou o bom humor do Beato João Paulo II e recordou que em sua primeira visita ad limina, um cardeal espanhol "perguntou-lhe qual era seu horário em Roma, e ele sem duvidar o mais mínimo, e sem fazer cerimônia, começou a contar como era seu horário e quando chegava às cinco da tarde, um cardeal lhe disse: ‘Mas Santidade, você também terá tempo livre’, e o Papa respondeu sem vacilar um segundo: ‘Senhor cardeal, mas tudo isso é tempo livre".

Em referência ao anticlericalismo sobre o qual o Papa Bento XVI advertiu em sua última visita a Espanha, o Prelado animou os católicos o pregarem o Evangelho com o exemplo.

"Se o Senhor nos der a graça, e se a intercessão de João Paulo II nos ajudar, justamente vivendo do modo em que ele viveu, perfeitamente para Cristo e para Deus e portanto, perfeitamente para os homens, se cada um em nossa vida formos capazes de dizer ao mundo inteiro ‘a mensagem de que a Igreja é portadora, é poder dizer a cada homem e a cada mulher que Deus os ama, ele veio por você’, isso vencerá ao mundo", concluiu.