O Bispo de San Sebastian (Espanha), Dom José Ignacio Munilla Aguirre, expressou em uma entrevista concedida à agência ACI Prensa, do grupo ACI, que a Jornada Mundial da Juventude Madrid 2011 sua esperança de que o Beato João Paulo II motive a assistência de espanhóis, pois se bem o evento conta com uma grande participação estrangeira, a presença dos nacionais ainda é uma incógnita.

"Temos a sensação de que a presença internacional na Espanha vai ser das melhores das jornadas mundiais", afirmou o Prelado no último 1º de maio do Pontifício Colégio Espanhol de Roma à ACI Prensa.

Dom Munilla, também responsável pelo Departamento de Pastoral Juvenil da Conferência Episcopal Espanhola, assinalou que neste momento o grande desafio é mobilizar a juventude da Espanha.

"Os dados que chegam do exterior são muito bons, mas agora mesmo, a juventude espanhola para nós é uma incógnita, esta juventude padeceu nos últimos anos um toró de secularização muito forte e muito duro, pedimos a João Paulo II por sua intercessão, para que toque os corações que ainda devem ser tocados para a participação final", acrescentou.

Sobre o número de participantes do próximo encontro, ele considerou que "ainda é cedo para tirar conclusões", mas "sim sabemos que nestas datas e com os meses que faltam nunca houve tantas inscrições".

O bispo assinalou que os últimos cálculos confirmam mais de 300 mil pessoas e que "ainda faltam vários meses, o que quer dizer que a coisa vai bem". "Sempre sabemos que o golpe forte vem ao final", acrescentou.

O Prelado sublinhou que "a chegada da cruz peregrina da JMJ animou muitíssimo nas dioceses", e "a preparação da acolhida dos peregrinos que venham de fora tem feito que se anotem em nossas delegações muitos voluntários que antes não estavam".

A próxima Jornada Mundial da Juventude será celebrada em Madrid no próximo agosto, esta tradição anual nasceu em 1986 quando o Beato João Paulo II entregou aos jovens uma grande cruz de madeira que deviam fazer peregrinar por todo mundo, com o fim de recordar o amor do Senhor Jesus pela Humanidade e o anúncio de que só em Cristo, morto e ressuscitado, está a salvação e a redenção.

"A Conferência Episcopal está totalmente voltada para aquilo que João Paulo II pôs em marcha", concluiu o Bispo espanhol.