A Sala de Imprensa do Santuário de Fátima informou neste domingo (1) que no lugar tão querido pelo novo beato João Paulo II vive-se hoje um momento particular alegria. As celebrações incluíram orações, uma especial Eucaristia presidida pelo bispo emérito de Portalegre-Castelo Branco, Dom Augusto César e um concerto musical em homenagem ao Papa Peregrino.

Desde manhã cedo, à chegada ao Santuário, os peregrinos rumam à Capelinha das Aparições, especialmente ornamentada com as muitas flores ali deixadas, e, ontem e hoje em especial, até junto da estátua de João Paulo II no adro da Igreja da Santíssima Trindade, também singularmente ornamentada com uma floreira e um tocheiro.

A ladear o altar do Recinto de Oração em plano recuado, várias telas evocam as peregrinações de João Paulo II a Fátima, em Maio de 1982, 1991 e 2000, e outros símbolos da sua devoção a Nossa Senhora, como uma imagem de pormenor da coroa de Virgem que tem incrustada a bala oferecida pelo Sumo Pontífice a Nossa Senhora.

Assim como nas habitações e estabelecimentos comerciais por toda a cidade de Fátima, também no Recinto de Oração, impressa numa das grandes telas, uma frase é dirigida ao novo beato da Igreja: “Beato João Paulo II, rogai por nós”.

Uma  estampa distribuída ao longo da manhã de hoje nas principais entradas do Recinto reitera esta frase e lembra a oração proferida na sua primeira peregrinação a Fátima: “Bendita sois vós! Bendito o fruto do vosso ventre, Jesus! Ave, cheia de graça, Mãe de deus e Mãe nossa! No cumprimento da vossa profecia, Senhora, aqui, ao ingressar neste vosso solar de Fátima, e ao saudar-Vos, Mãe querida, permiti-me usar as palavras que nos ensinastes, para clamar diante dos irmãos: «A minha alma glorifica o Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador!»”.

No final da Eucaristia, após a exibição de uma gravação áudio em que se ouviram as palavras do Papa, proferidas na sua saudação inicial em 1982, os peregrinos presentes puderam rezar com o Papa a oração impressa na pagela.

“A Igreja comove-se de gratidão. Olhando para a beatificação de João Paulo II. (…) Esta beatificação corresponde também à fé e ao pressentimento da multidão que tomava parte ‘adeus’ final (o enterro) gritando deste modo: “Santo, súbito! (Santo, já!) ”, destacou D. Augusto César que presidiu à Eucaristia celebrada às 11:00 e em que participaram largos milhares de peregrinas, em especial portugueses e de Espanha, mas também oriundos de outros países como a Alemanha, a Correia do Sul, Itália (5 grupos), Irlanda e Líbano.

Ainda no momento da homilia, o bispo emérito de Portalegre-Castelo Branco lembrou as palavras proferidas por João Paulo II no início do seu pontificado - “Não tenhais medo”, para lembrar que a exortação continua actual neste momento de crise que o Mundo vive.

“Agora, uma pergunta: as perguntas de acima: Não tenhais medo, também terão lugar, nesta crise de âmbito económico? Sim, embora não possam fazer muito. Porquê? Porque o mais grave da crise não é o económico; é, antes, a falta de verdadeiros valores que são olhados com indiferença, a ponto de prejudicar as pessoas, de causar ruptura nas famílias e de desfigurar a sociedade”, disse.
“Com efeito, quando muitos sofrem e alguns azedam, fazem sofrer mais ainda”, acrescentou D. Augusto César.

Concerto musical

Esta tarde (1 de Maio), a partir das 16:00, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, tem lugar um concerto-memória dedicado ao Beato João Paulo II.

São intérpretes o Grupo Coral AdesbaChorus (Barreira, Leiria) e uma Orquestra de Cordas. Ao órgão: João Santos; nos tímpanos: Tiago Cordeiro, sob a direção de Jorge Narciso e de Rita Pereira.

Totus Tuus” - Sendo este o lema de João Paulo II e tendo sido este o hino de uma das suas peregrinações a Fátima, o concerto terminará com o “Totus tuus Maria”, de A. Cartageno.

As entradas são livres e gratuitas.