O Santo Padre Bento XVI nomeou nesta quinta-feira 28 de abril o Padre Virgílio do Nascimento Antunes, reitor do Santuário de Fátima, como Bispo da Diocese de Coimbra, em Portugal.

"Ao Senhor D. Virgílio expressamos as nossas mais vivas felicitações pelo dom do episcopado, fazemos votos de felicidades para a nova missão e desejamos que continue a ser testemunha de esperança para todos, com a proteção materna de Nossa Senhora e a intercessão dos beatos Pastorinhos de Fátima", afirmou o Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto no momento do anúncio oficial da nomeação, realizado esta manhã no Santuário de Fátima.

O P. Virgílio do Nascimento Antunes, de 49 anos de idade, é natural de São Mamede (Batalha) e presbítero da Diocese de Leiria-Fátima.

Frequentou o Seminário Menor de Leiria e fez o Curso Filosófico-Teológico no Instituto Superior de Estudos Teológicos de Coimbra.

Depois da ordenação sacerdotal, em 1985, colaborou pastoralmente nas paróquias da Barreira e das Cortes, até 1992.

De 1985 a 1992 foi formador no Seminário Diocesano de Leiria e membro do Secretariado Diocesano da Pastoral Vocacional. Durante estes anos lecionou as disciplinas de Religião, Português e História, do ensino secundário. Em 1988 deu início ao Pré-Seminário, tendo sido o seu primeiro responsável.
De 1992 a 1996 realizou estudos de especialização em ciências bíblicas, no Instituto Bíblico de Roma e na Escola Bíblica de Jerusalém, tendo obtido o mestrado e licenciatura canônica em Exegese bíblica. A sua investigação de especialização foi sobre o Evangelho de São Lucas.

Tendo regressado à Diocese de Leiria-Fátima, em 1996, foi nomeado Reitor do Seminário Diocesano de Leiria, funções que desempenhou até 2005. Durante estes anos implementou e desenvolveu o “Ano Propedêutico” para candidatos ao sacerdócio de diversas dioceses do País. Durante os anos em que foi Reitor do Seminário liderou o projeto para planificar a remodelação do edifício do Seminário, cujas obras recentemente se concluíram.

De 2000 a 2005 foi Diretor do jornal semanário “O Mensageiro”, onde publicava uma coluna semanal de opinião. De 2005 a 2008 foi Delegado Episcopal para o Diaconado Permanente.De 2000 a 2008 foi Juiz do Tribunal Eclesiástico.

Encontra-se ao Serviço do Santuário de Fátima, desde Setembro de 2005, onde, durante três anos foi capelão, exercendo também as funções de Diretor do Serviço de Peregrinos e Diretor do Serviço de Alojamentos. Foi membro do Serviço de Ambiente e Construções, membro do Conselho de Administração e membro do Conselho de Gestão Financeira.

Desde setembro de 2008 se desempenhava como Reitor do Santuário de Fátima.