O Arcebispo de Dublin (Irlanda), Dom Diarmuid Martin, assinalou na segunda-feira 18 de abril que a equipe de visitadores apostólicos enviados a este país pelo Papa Bento XVI já estão em capacidade de enviar-lhe um relatório este fim de semana ao término de suas investigações.

Dom Martin assinalou ao Irish Examiner que a visita apostólica ordenada pela Santa Sé para revisar a situação da Igreja na Irlanda depois do escândalo dos abusos sexuais cometidos por alguns membros do clero, já cumpriu sua missão.

Os visitadores, "estão por apresentar seus informe ao Papa na Páscoa", acrescentou.

A visita apostólica teve início em março de 2010 e ocorreu depois de uma série de informes das autoridades irlandesas nas que se condena a má gestão dos casos de abusos sexuais por parte de membros do clero.

Os visitadores apostólicos que realizaram a investigação nas diocese da Irlanda foram: o Arcebispo de Boston (Estados Unidos), Cardeal Sean O’Malley; o Arcebispo de Toronto (Canadá), Dom Thomas Collins; o Arcebispo de Ottawa (Canadá), Dom Terence Prendergast, e o Cardeal Cormac Murphy O’Connor, Arcebispo Emérito de Westminster (Inglaterra).

Ademais, também realizou-se uma investigação de diversas congregações religiosas, enquanto que o Arcebispo de Nova Iorque, Dom Timothy Dolan, e o Arcebispo de Baltimore, Dom Edwin O’Brien, ambos dos Estados Unidos, conduzem uma investigação nos seminários do país.

Todas estas medidas foram ordenadas pelo Papa Bento XVI.