O Papa Bento XVI nomeou hoje Dom Fernando Chomalí Garib, até agora Bispo Auxiliar de Santiago do Chile, como novo Arcebispo de Concepción, uma das zonas mais afetadas pelo terremoto que açoitou ao país no último 27 de fevereiro de 2010.

Dom Chomalí, quem sucede Dom Ricardo Ezzati que é o novo Arcebispo de Santiago e Presidente da Conferência Episcopal do Chile, tem agora como uma de suas principais tarefas a reconstrução das estruturas da Igreja que ficaram afetadas após o terremoto, mas principalmente a assistência aos danificados por esta tragédia a quem a rede da Caritas vem sustentando desde o começo da emergência.

Conforme informa a Conferência Episcopal do Chile, Dom Fernando Chomalí nasceu no dia 10 de Março de 1957 em Santiago do Chile. Fez seus estudos primários e secundários na Aliança Francesa e no Instituto Nacional. Recebeu seu título de Engenheiro Civil em 1981 na Pontifícia Universidade Católica do Chile.

Ingressou no Seminário Pontifício Maior de Santiago em 1984 e foi ordenado sacerdote em 6 de abril de 1991. Obteve sua Licenciatura em Teologia Moral da Academia Alfonsiana, da Pontifícia Universidade Lateranense de Roma em 1993, e posteriormente, em 1994, o grau de Doutor em Sagrada Teologia, da Pontifícia Universidade Gregoriana, de Roma. Em 1998 foi outorgado o grau de Mestrado na Bioética pelo Instituto João Paulo II, da Pontifícia Universidade Lateranense.

É professor de Teologia Moral no Seminário Pontifício Maior de Santiago e da Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Chile desde 1995. Desde 1997 é professor de Antropologia Teológica e de Bioética e Magistério da Igreja na Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Chile.

Na arquidiocese de Santiago foi Delegado Episcopal para a Pastoral Universitária, pároco da paróquia Maria Mãe da Misericórdia, Membro do decanato Manquehue da Vicaria da Zona Cordilheira, Moderador da Cúria Metropolitana e Presidente delegado do Conselho de Assuntos Econômicos.

Desde o ano 2001 é Membro da Pontifícia Academia para a Vida (Dicastério da Santa Sé) e desde o ano 2010 é membro do Comitê Diretor desta Academia vaticana.

Atualmente é membro de várias comissões da Conferência Episcopal do Chile: preside a Comissão Doutrinal, a Comissão Nacional da Bioética, a Comissão Nacional de Auto-financiamento da Igreja, e a Comissão Nacional para a Reconstrução de Igrejas.

É autor de livros e numerosos artigos, sobre todo referentes à Bioética e Ética da empresa.

No dia 6 de abril de 2006 o Papa Bento XVI nomeou-o como Bispo Auxiliar de Santiago. Recebeu a ordenação episcopal em 3 de junho desse mesmo ano. Seu lema episcopal é "Para mim a vida é Cristo".

Para o governo pastoral da Arquidiocese de Concepción, em que tem uma população de 645 978 católicos, o novo arcebispo conta com a colaboração de 121 sacerdotes, 254 religiosos e 35 diáconos permanentes.