O Papa Bento XVI expressou suas condolências pela morte do Arcebispo Emérito de Turim (Itália) e Custódio do Santo Sudário entre 1989 e 1999, Cardeal Giovanni Saldarini, quem faleceu na segunda-feira 18 de abril na Clínica São Giuseppe de Milão aos 86 anos de idade.

Em um telegrama enviado ao Arcebispo de Turim, Dom Cesare Nosiglia e atual Custódio do Santo Sudário, o Papa recorda o serviço do Cardeal Saldarini quem há anos padecia a doença de Alzheimer.

"Ao saber com tristeza a notícia da morte do Cardeal Giovanni Saldarini depois de uma longa doença vivida com confiante abandono ao Senhor, desejo expressar à Sua Excelência e à inteira comunidade diocesana assim como aos familiares do falecido Cardeal minha profunda participação em sua dor, pensando com afeto neste querido irmão que serviu generosamente o Evangelho e a Igreja", disse o Papa.

Bento XVI também recorda "com gratidão a imensa obra pastoral empreendida primeiro como zeloso presbítero e Bispo Auxiliar de Milão e logo como solícito e amável Arcebispo desta arquidiocese de Turim".

"Elevo fervorosas orações ao Senhor para que o acolha em sua paz e de coração reparto a quantos choram sua partida a confortadora Bênção Apostólica com um pensamento especial para aqueles que amorosamente o assistiram nestes últimos anos de sua doença", conclui o texto.

Por sua parte o Arcebispo de Turim, Dom Cesare Nosiglia, destacou o exemplo do Cardeal Saldarini e recordou de maneira especial que em 1998 foi o encarregado da ostensão (exposição) do Santo Sudário quando também participou desse evento o recordado Servo de Deus João Paulo II a quem acolheu em sua visita pastoral.

Conforme informa Rádio Vaticano, esta tarde os restos do Cardeal Saldarini serão transladados à Catedral de Turim. Na quarta-feira 20 Dom Nosiglia presidirá a Missa de exéquias às 15:30h (hora local).

Com a morte do Cardeal Giovanni Saldarini, o Colégio Cardinalício fica formado por 199 membros dos quais 115 são eleitores e 84 não eleitores.