O Secretário de estado Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, chamou a Europa a recuperar seu espírito solidário com os milhares de migrantes que fogem dos conflitos no norte da África, e não deixar a Itália sozinha diante desta emergência.

"Não há dúvida de que a Europa decepcionou profundamente (). A Europa perdeu seu espírito profundo, um espírito de grande solidariedade acima de tudo entre os povos da Europa e depois entre outros povos. Pensemos na África, da qual tanto abusou: parece que a Europa lhe dá as costas", disse durante um encontro público o cardeal.

Em suas declarações, publicadas esta quinta-feira pelo L'Osservatore Romano, o purpurado disse que "queremos elevar a voz para que esta Europa volte a encontrar sua alma, uma alma de grande solidariedade e generosidade com estas populações que confrontam a emergência e grandes necessidades".

Os ataques aéreos da OTAN contra a Líbia e os enfrentamentos entre os rebeldes e as tropas de Muamar Gadafi, estão provocando a fuga por terra de 500 000 pessoas, segundo o Alto Comissionado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR). Outras dezenas de milhares de pessoas fogem por mar para a Itália ou Malta.