O ataque contra o Arcebispo de Malinas-Bruxelas, Dom André-Joseph Leonard, na terça-feira 5 de abril na Universidade de Lovaina no qual jogaram no prelado quatro tortas foi considerado um ato de cristãofobia para o Observatório sobre a Intolerância e a Discriminação contra os Cristãos.

O Observatório, com sede em Viena (Áustria) incluiu o ataque do grupo denominado "Internacional Confeiteira" contra o Primaz da Igreja Católica na Bélgica, na relação de casos de intolerância anti-cristã registrados na Europa.

Dom Leonard foi à casa de estudos para participar de um debate sobre a fé e a Igreja com o catedrático ateu J. Bricmont. Conforme se observa em um vídeo divulgado no Youtube.com, Dom. Leonard recebeu um primeiro disparo de tortas ao ingressar na sede da universidade belga e três atacantes repetiram a agressão pouco antes de começar o debate em um dos auditórios universitários ante dezenas de estudantes.

O vídeo termina com um convite dos agressores ao público para que repitam o ataque.

No ataque, os agressores quase derrubam o Arcebispo ante a passividade dos encarregados de segurança e o aplauso de alguns presentes. O Prelado optou por não reagir à agressão.

Esta é a segunda vez que Dom Leonard é vítima de um ataque deste tipo. No dia 1º de novembro de 2010 quando presidia uma celebração litúrgica na Catedral de Bruxelas pelo Dia de Todos os Santos manifestantes jogaram um bolo contra o prelado. O Arcebispo não apresentou cargos legais contra seus agressores.

A "Internacional Confeiteira" reivindicou este último ataque e se gaba de ter jogado bolos em personagens como o presidente francês Nicolas Sarkozy ou Bill Gates.

A imprensa belga sustenta que um dos agressores justificou o ataque contra o Arcebispo "por todos os homossexuais que não se atrevem a dizer aos seus pais que o são e por todas as garotas jovens que querem abortar", em alusão à defesa da vida desde a concepção e o rechaço às condutas homossexuais que o Arcebispo faz em público.

A Arquidiocese de Malinas-Bruxelas não se pronunciou ainda sobre o ataque em Lovaina.

Jeroen Van Hecke, colaborador da revista dinamarquesa Catholica, considerou que o ocorrido foi um ato terrorista contra o Prelado e destacou que apesar da violência, Dom Leonard manteve a calma e a boa disposição para o debate.

"É lamentável que com o dinheiro de nossos impostos paguemos os estudos dessas pessoas", indicou mas destacou que a substância do debate entre o Arcebispo e o catedrático "foi mais interessante que esta tolice infantil".

"Nós como cristãos oraremos por estes terroristas para que cheguem ao arrependimento, e também por todos os ateus, em primeiro lugar para que o professor J. Bricmont, possa ter a sorte de reconhecer a Cristo", indicou o site da revista.