O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, afirmou que o Papa Bento XVI está "profundamente afetado" e reza pelos mais de 200 migrantes que morreram ao afundar uma embarcação na madrugada da quarta-feira, perto da ilha italiana de Lampedusa.

O sacerdote disse que entre as vítimas havia migrantes eritreus católicos, que estavam na Líbia e participavam da vida da comunidade católica local.

"A tragédia da morte no mar de um grande número de migrantes que das costa da África setentrional tentavam alcançar a Europa afetou profundamente o Santo Padre, que segue com grande atenção e preocupação os casos dos migrantes neste período dramático", acrescentou.

Ele disse que o Papa e a Igreja rezam por "todas as vítimas, de todas as nacionalidades e condição, mulheres e crianças, que perderam a vida na terrível viagem para fugir da situação de pobreza, de injustiça ou de violência, e procuram amparo, acolhida e condições de vida mais humanas".

O Governo italiano informou que no ao longo de 2011 chegaram à Itália 25 867 pessoas, das quais quase 21 000 são da Tunísia. Da Líbia procedem 2 300 pessoas, quase todas de origem somali e eritreu.

Conforme foi informado, do total de migrantes que viajavam na embarcação, 51 pessoas conseguiram salvar-se, entre elas uma mulher e um recém-nascido.