O Arcebispo de Nova Iorque e Presidente da Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCBB), Dom Timothy Dolan, reiterou a firme resolução dos prelados deste país de atuar com firmeza ante aqueles membros do clero que abusem de crianças.

Em uma declaração divulgada neste 24 de março, o Arcebispo recalcou que o Episcopado segue com atenção este tema, já "que o amparo das nossas crianças e jovens segue tendo uma altíssima prioridade, e que o Estatuto para o Amparo de Crianças e Jovens que adotamos em 2002 segue totalmente em vigor".

O Prelado sublinhou que "a chegada do mês de abril, Mês Nacional de Prevenção do Abuso Infantil, nos proporciona uma oportunidade providencial para unir a todos os americanos na determinação renovada de parar o flagelo do abuso sexual dos jovens em nossa sociedade".

Depois de recordar que o abuso sexual contra menores é um "crime e um pecado horrível aos olhos de Deus", os bispos reiteraram seu compromisso de "retirar permanentemente do ministério público a qualquer sacerdote que tenha cometido tal ofensa intolerável".

"As auditorias externas anuais pelos peritos forenses continuarão, a fim de comprovar que permanecemos fiéis ao processo estabelecido para proteger nossos jovens, promover a cura das vítimas e restaurar a confiança".

Em resumo, disse o Arcebispo Dolan, "o progresso realizado deve continuar e não pode descarrilar-se; queremos fortalecê-lo até mais; nunca poderemos deixar de trabalhar nisso, porque cada criança e cada jovem deve estar sempre seguro e sentir-se amado e cuidado na Igreja".

Finalmente afirmou que "nos animam nesta resolução as palavras do papa Bento XVI aos bispos dos Estados Unidos durante sua visita Apostólica em 2008: 'É sua responsabilidade como pastores o curar as feridas causadas por cada ruptura da confiança, procurar a cura e promover a reconciliação e estender uma mão de preocupação amorosa aos que quem foram prejudicados de forma tão séria'".