O bispo de Beja, D. António Vitalino, afirmou hoje que o novo livro do Papa Bento XVI, ‘Jesus de Nazaré – Da entrada em Jerusalém até à ressurreição’, é “um bálsamo para o espírito”.

Na nota semanal transmitida aos microfones da Rádio Pax, de Beja, e recolhida pela agência Ecclesia do Episcopado português, o prelado disse que a leitura da obra “cria uma compreensão profunda” dos textos da Bíblia que narram os últimos dias da vida terrestre de Cristo e a sua ressurreição.

“Muitas passagens bíblicas, que pareciam sem nexo e do passado, ganharam sentido e vida”, assinalou Dom António Vitalino, acrescentando que a obra oferece “um encontro muito pessoal do leitor com Jesus Cristo”, que “não é apenas uma figura histórica do passado, mas alguém do presente, porque ressuscitou, está vivo”.

Antevendo a eventualidade de os leitores encontrarem alguma passagem do texto “menos clara”, o prelado observa que ela constitui “uma boa oportunidade para investigar, para dialogar, para perguntar aos outros cristãos e aos padres e sobretudo para meditar”.

Dom Vitalino, que apresentou o livro este sábado em Beja, recomenda a leitura da obra durante a Quaresma, “tendo ao lado a Bíblia”, para ler “no seu contexto” as citações feitas no livro de Bento XVI, que qualifica de “homem da cultura e da Igreja”.

“Andamos todos fartos de palavreado, de imagens, mas sentimos o coração vazio e desiludido”, sublinhou o prelado, para quem o volume é “um bom exercício de fé e de amor, um bom guia para o encontro com o Jesus vivo e real”afirmou o bispo na nota divulgada hoje, 21, pela Agência Ecclesia.

Para o responsável do departamento da mobilidade humana da Igreja católica portuguesa, “a descoberta da alegria da fé” é “o grande antídoto para a depressão dos tempos presentes”.

Quinze bispos católicos de Portugal assumiram o compromisso de apresentar a obra, a segunda de uma trilogia de Bento XVI dedicada a Jesus, cuja edição portuguesa atingiu as 30 mil cópias, após a reimpressão de 15 mil exemplares.