Os organizadores da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), Madrid 2011, lançaram uma loja on line na qual as pessoas poderão comprar produtos oficiais do evento e cuja arrecadação servirá para financiar projetos educativos de ajuda para mulheres excluídas, entre outros, na América Latina.

Ana Merche Muñoz, responsável pela Loja JMJ, explicou que o projetou surgiu "pelas numerosas petições que nos chegaram de jovens de todo o mundo, que querem ter uma lembrança da Jornada Mundial, bem porque não vão poder assistir, ou porque querem sentir-se parte ativa do encontro durante os meses prévios".

Ela indicou que os visitantes poderão adquirir camisetas, bonés, estojos para laptops, mouses de computador, chaveiros ou um livro com histórias daqueles que viveram uma das anteriores JMJ. Assinalou que os preços variam de 1 a 30 euros.

Os organizadores explicaram que esta loja virtual trabalha com mais de 20 empresas espanholas e instituições sem fins lucrativos.

Entre as fundações que colaboram com a fabricação dos produtos estão a Fundação João XXIII, cujo trabalho é melhorar a qualidade de vida de adultos com deficiência intelectual; a Fundação Summa Humanitate, assim como um projeto da Cáritas a favor de mulheres em situação de exclusão social.

Além disso destaca a ONG 1 Kilo de Ajuda para a Educação, que elaborou "o recipiente térmico JMJ", cujas vendas serão destinadas a projetos educativos para crianças desfavorecidas na América Latina e ao Fundo de Solidariedade da JMJ.

O sítio Web da Loja JMJ é http://www.madrid11tienda.com/