Em uma mensagem enviada por ocasião do início da peregrinação da imagem de Jesus Nazareno, o Cardeal Jorge Urosa Savino, Arcebispo de Caracas, pediu que nesta Quaresma que a Venezuela viva um Novo Pentecostes.

A imagem do Nazareno de São Paulo iniciará sua peregrinação a diversos setores de Caracas, incluindo as paróquias, no próximo 12 de março.

Em sua mensagem enviada no último 9 de março, o Cardeal Urosa expressou que "necessitamos um Novo Pentecostes. Precisamos seguir crescendo no Espírito e abrir o coração a Jesus Cristo, para que nossas vidas se encham de sentido, de verdade, de fé e de amor, de alegria e esperança".

O Cardeal considerou indispensável intensificar neste tempo "nossa vida cristã, deixando de lado o pecado, os vícios, os maus hábitos, a indiferença ou a frieza religiosa pois o mandato do Senhor nos interpela: 'Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a Ele darás culto'".

Ao aprofundar sobre a imagem peregrina, o Arcebispo destacou que Jesus Nazareno "injustamente torturado e condenado, será um convite a rechaçar e superar em nosso coração e em nossa conduta qualquer tipo de agressividade, violência e injustiça".

O percurso da venerada imagem forma parte do Projeto Quaresmal 2011, que a Arquidiocese de Caracas impulsiona no marco da Missão Continental.
A peregrinação da imagem do nazareno se realizará durante cinco fins de semana seguidos, retornando cada domingo pela tarde à Basílica de Santa Teresa.