Com o começo do tempo litúrgico da Quaresma, que se inicia este 9 de março, Quarta-feira de Cinzas, a Igreja no Chile lança sua Campanha de Fraternidade, orientada a ajuda jovens em situação de risco moral e econômico.

A campanha, que tem como lema "40 dias para mudar histórias, também depende de você", foi anunciada este 7 de março em conferência de imprensa presidida pelo Arcebispo de Santiago e Presidente da Conferência Episcopal, Dom Ricardo Ezzati.

Na roda de imprensa Dom Ezzati recordou que a Quaresma é um período de reflexão e preparação para viver em plenitude os mistérios centrais da fé em Semana Santa.

"Um modo muito fecundo de preparar-nos para a Páscoa de Cristo é levando uma vida austera e singela, junto a um esforço especial para compartilhar nosso dinheiro com aqueles que mais necessitam", disse.

O Arcebispo explicou que este ano a campanha estará centrada em promover a pastoral e ação social da Igreja com os jovens, especialmente os que foram vulnerados em seus direitos e em suas possibilidades de ter acesso a melhores condicione de vida.

"Preocupa-nos que os indicadores de emprego, de pobreza e de indigência sejam grandemente maiores entre adolescentes e jovens. Como sociedade temos uma dívida importante nesta matéria; por essa razão são uma prioridade principal para a Igreja e por isso são os destinatários da Quaresma de Fraternidade", assinalou.

Por sua parte o Pe. Rodrigo Tupper informou que graças às campanhas de fraternidade desde o ano 2000 foram financiados 421 projetos de ajuda social.

Um destes projetos é o programa "Ajudando a crescer", uma iniciativa da Vicaria de Pastoral Social e dos Trabalhadores de Santiago no Chile, que desde 1992 acompanha mães jovens que em sua maioria carece de apoio. Atualmente ajuda 500 jovens das zonas norte, sul e de Maipo na capital.

Os chilenos poderão contribuir à campanha através dos cofrinhos e envelopes disponíveis em paróquias, capelas e colégios.