O Comitê internacional de enlace entre católicos e judeus reunido em Paris (França) desde o dia 27 de fevereiro até o 2 de março, lamentou "os repetidos atos de violência e terrorismo 'em nome de Deus'" contra os cristãos nos países onde são minoria e "as chamadas pela destruição de Jerusalém".

"Em muitas partes do mundo, as minorias, sobre tudo as minorias católicas, estão discriminadas, ameaçadas por restrições injustas de sua liberdade religiosa e inclusive sujeitas à perseguição e assassinatos", denunciou na declaração conjunta.

Durante o evento, o comitê também analisou os acontecimentos "que estão ocorrendo em diversos lugares da África do Norte e no Oriente Médio, onde milhões de seres humanos manifestam sua sede de dignidade e liberdade".

Relações entre judeus e católicos

O comunicado informou que "a conferência manifestou a relação positiva que começou com o Concílio Vaticano II e a promulgação de "Nostra aetate" (a declaração sobre a relação da Igreja com as religiões não cristãs) em 1965".

"Um resultado importante da conferência foi o aprofundamento das relações pessoais e o desejo compartilhado de confrontar juntos os enormes desafios que enfrentam católicos e judeus em um mundo em rápida transformação", acrescentou.

O 21º encontro do Comitê internacional de enlace entre católicos e judeus se desenvolve sob o título "Quarenta anos de reflexões e perspectivas futuras", organizado para estudar "o passado, presente e futuro do diálogo católico-judeu no contexto internacional".