O novo Núncio no Paquistão, Dom Edgar Peña Parra, afirmou que transmitirá uma mensagem de paz aos muçulmanos e representará o Papa Bento XVI em seu chamado para que a lei de blasfêmia não viole os direitos humanos, como acontece no caso da cristã a Asia Bibi, condenada à morte sob esta legislação.

"O Papa em relação ao Paquistão, no discurso de 10 de janeiro, disse com claridade que era necessário rever esta lei (de blasfêmia) para que esta não fosse instrumento de violação dos direitos humanos fundamentais. Em geral eu vou representar o Papa, o que ele quiser e no que ele me encomende", disse o prelado em uma entrevista publicada no último 23 de fevereiro pelo Sistema Informativo da Arquidiocese do México (SIAME).

Dom Peña Parra recordou que o Papa expressou claramente que "a religião deve ser um instrumento de paz" e não de guerra. Ele acrescentou que quer dizer aos muçulmanos "que podemos tranqüilamente dialogar e conviver como sucede no ocidente. Isso é o que tenho na alma e na mente".

O Paquistão tem 170 milhões de habitantes, dos quais dois milhões e meio são católicos. "Uma comunidade pequena, mas me disseram que é consolidada, unida e muito forte, muito unida ao interior, como costumam ser as comunidades pequenas", afirmou o Prelado.

Finalmente disse que não teme por sua vida porque o sacerdote sempre corre riscos. Entretanto, assinalou que isso não deve deter a missão evangelizadora. "Sem dúvida alguma poderão haver situações particulares, mas na verdade que não tenho medo, vou acompanhado do Senhor e acompanhado e protegido pela Virgem de Guadalupe", afirmou.

Dom Edgar Peña nasceu em 6 de março de 1960 na Arquidiocese de Maracaibo, estado de Zulia (Venezuela), e foi ordenado sacerdote em agosto de 1985. Em 5 de fevereiro de 2010 Bento XVI o ordenou Arcebispo na Basílica de São Pedro (Roma).

O novo Núncio celebrou no dia 18 de fevereiro uma Missa na Basílica de Guadalupe, no México, país onde foi encarregado de negócios e conselheiro da Nunciatura Apostólica.