A entidade ‘Para Hacerse Oír-Hablemos Claro’, pediu ao deputado Sergio Ariel Basteiro que retire o projeto que ele apresentou no dia 1 de dezembro para substituir a imagem da Virgem de Luján do Salão dos Passos Perdidos do Congresso Nacional argentino por um "espaço multirreligioso".

Em uma carta difundida pela agência católica argentina AICA no dia 23 de fevereiro, a entidade criticou Ariel Basteiro por querer retirar a imagem aduzindo que a Argentina passou "de ter um estado confessional a ter outro que você denomina laico", e a que a presença da Virgem de Luján é "lesiva para os que não são católicos".

"Você parece confundir o conceito de Estado laico ou não confessional ao assimilá-lo ao de Estado agnóstico. No primeiro se marcam âmbitos de competência jurídica, enquanto que no segundo tenta-se proscrever toda manifestação religiosa desde o âmbito público que é ao que aponta a pretensão de retirar a Virgem de Luján do Congresso Nacional", assinalou o texto.

A carta disse que, na realidade, tirar a imagem significaria promover "uma radical discriminação contra a imensa maioria do povo argentino" que tem devoção a esta invocação Mariana assim como ignorar o seu significado e sua presença na história do país.

Do mesmo modo, denunciou que este projeto formaria parte "de uma série de iniciativas análogas impulsionadas em distintas partes de nosso país", que em nome de uma "neutralidade do Estado", quer eliminar os símbolos religiosos do espaço público.

Se o objetivo for alcançado, advertiu o texto, o projeto "contribuirá poderosamente a fazer que a nossa sociedade esqueça seus valores religiosos, sua cultura e sua tradição, que fazem a identidade nacional".

Finalmente, os denunciantes criticaram Ariel Basteiros porque este projeto não constava entre suas promessas eleitorais.