Ao receber esta manhã ao presidente do Líbano, Michel Sleiman, no Vaticano, o Papa Bento XVI alentou a resolução dos conflitos atuais nos países árabes.

Segundo a informação de um comunicado divulgado hoje pelo Escritório de Imprensa da Santa Sé, o Santo Padre e o mandatário conversaram "sobre a situação no Oriente Médio, com especial referência aos recentes acontecimentos em alguns países árabes, e manifestou-se a convicção comum de que é urgente resolver os conflitos ainda abertos na região".

O texto assinala também que "durante as conversações cordiais se sublinhou que o Líbano, devido à presença de diversas comunidades cristãs e muçulmanas, representa uma mensagem de liberdade e de convivência respeitosa não só para a Região mas também para todo mundo".

"Neste contexto, é cada vez mais necessária a promoção da colaboração e do diálogo entre as confissões religiosas", acrescenta.

Também foi salientada a importância do empenho das autoridades civis e religiosas para educar a consciência da paz e a reconciliação e se espera que a formação do novo governo favoreça a desejada estabilidade da nação, chamada a enfrentar importantes desafios internos e internacionais.

Finalmente se dedicou "uma particular atenção à situação dos cristãos em toda a Região e à contribuição que podem oferecer ao bem da sociedade".

Posteriormente, o presidente se encontrou com o Cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de estado Vaticano, acompanhado do Arcebispo Dominique Mamberti, Secretário para as Relações com os Estados.