A igreja mais antiga da Bolívia, edificada em 1535 no povoado de Paria (Oruro), cai a pedaços pelo descuido das autoridades nacionais, denunciaram os habitantes desta localidade, que iniciaram na segunda-feira uma greve de fome exigindo que seja restaurado este templo declarado Patrimônio Histórico e Cultural de Oruro.

Conforme informou o jornal La Patria no dia 20 de fevereiro, os habitantes lamentaram que o vice-presidente da Bolívia, Álvaro García, não cumpra com sua promessa feita dois anos atrás de restaurar a igreja.

Uma comissão de Paria viajou a La Paz, mas segundo os habitantes o Vice-presidente "nunca nos atendeu, além disso nos deu seu número de celular e tampouco nos responde".

Os danos

Conforme informou La Patria, o teto do templo está coberto com uma espécie de barraca que já cedeu ante a inclemência do tempo. Além disso, a água da chuva se filtra e as paredes se debilitam pela umidade.

Isto gera o temor de que o templo desabe pelas constantes chuvas que nesta época do ano caem sobre a região. Do mesmo modo, as más condições em que se encontra a edificação, permitem que ingressem as pombas e com seus excrementos danifiquem a qualidade arquitetônica da igreja.