Em uma carta com ocasião da visita apostólica que realizará o Papa Bento XVI à Croácia, a Conferência Episcopal desse país anunciou que o lema da viagem programada para os dias 4 e 5 de junho será "Juntos em Cristo".

Na missiva datada em 25 de janeiro e divulgada hoje pela Rádio Vaticano, os prelados assinalam que "a Igreja e o povo visitados pelo Sucessor de São Pedro são abençoados. Por isso, ao receber o anúncio de que o Papa Bento XVI acolheu nosso convite para vir à Croácia e estar conosco em Zagreb no dia 4 e 5 de junho deste ano, nos enche de grande alegria".

Os prelados explicam que o motivo e desejo principal desta visita de Bento XVI é a celebração do I Encontro Nacional das Famílias Católicas Croatas. O Papa também rezará ante a tumba do Beato mártir Alojzije Stepinac, Arcebispo de Zagreb e Cardeal beatificado por João Paulo II durante sua visita pastoral de 1998 no santuário de Maria das Neves.

Anuncia-se também que no sábado 4 de junho o Papa sustentará um encontro com os representantes do mundo da cultura, da ciência, das artes, da economia, da política, do esporte, os representantes das comunidades religiosas e o corpo diplomático.

Depois do encontro, o Santo Padre se reunirá com os jovens na Praça Jelacic.

No domingo às 5 da tarde, na Catedral de Zagreb, Bento XVI presidirá as Vésperas com os sacerdotes, religiosos, religiosas, seminaristas, noviços e noviças e candidatos à vida religiosa.

A Conferência Episcopal da Croácia convida a escutar as mensagens do Santo Padre e da Igreja, com especial referência aos jovens, "para que conheçam a força da fé com maior entusiasmo, descubram sua identidade eclesiástica e testemunhem com valentia sua presença cristã na sociedade, seguindo os exemplos dos Santos e comprometendo-se pelo bem, com a plena entrega de si mesmos e com a força da cruz".

Os bispos escrevem finalmente que o Santo Padre chega em um momento de "séria crise cultural, econômica e política, originada em uma profunda crise espiritual". Eles esperam que sua visita seja motivo de esperança e ânimo para suas Igrejas.