A Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB) saudou as nova políticas da administração Obama que permitirão uma maior facilidade para que estudantes e grupos religiosos viagem a Cuba, assim como o envio de remessas à ilha.

As novas políticas anunciadas na sexta-feira 14 pela Casa Branca autorizam viagens a Cuba de parte de cidadãos americanos com propósitos acadêmicos, educacionais, culturais e religiosos; permitem que qualquer pessoa possa enviar dinheiro à ilha sem necessidade de que seja um familiar para promover a atividade econômica privada; e permite que os aeroportos dos Estados Unidos possam solicitar o uso do serviço de aviões charters.

O Bispo de Albany e Presidente do Comitê Internacional de Justiça e Paz, Dom Howard J. Hubbard, indicou que "estas necessárias políticas são modestos mas importantes passos no avanço de nossas esperanças para uma melhor relação entre nosso povo e o povo de Cuba, uma relação que promete muito e anima uma mudança real em Cuba".

Conforme assinala uma nota de imprensa da USCCB publicada em 15 de janeiro, a Igreja Católica em Cuba e Estados Unidos chamou em diversas ocasiões a encerrar o embargo de 50 anos sobre a ilha que evitou uma maior aproximação entre cubanos e americanos.

Dom Hubbard disse ademais que "esperamos e rezamos que estas necessárias medidas eliminem as restrições desnecessárias para viajar a Cuba e oferecer aos cubanos uma assistência que os permita ter mais liberdade, direitos humanos e liberdade religiosa".