O Papa Bento XVI nomeou hoje ao Dom Luiz Gonzaga Fechio, como novo Bispo Auxiliar de Belo Horizonte no Brasil. Este sacerdote se desempenhava até agora como reitor do Seminário Maior João Paulo II e pároco de Santos Anjos em São Carlos (SP).

A Arquidiocese de Belo Horizonte informou que o Padre Luiz Gonzaga Fechio integra o clero diocesano de São Carlos (SP). Nasceu no dia 4 de dezembro de 1965, na cidade de Matão (SP). Nos seus dois primeiros anos de ministério (1991 e 1992) trabalhou na Paróquia Santo Antônio, em São Carlos, colaborando também no Seminário Diocesano como orientador espiritual, além de auxiliar na docência. 

Nos cinco anos seguintes (1993 a 1997), foi vigário paroquial e pároco nas cidades de Bariri e Itaju. Em 1998, transferido para Jaú, atuou como pároco nas paróquias Nossa Senhora do Patrocínio e Nossa Senhora de Fátima, também esteve à frente da Reitoria do Seminário Propedêutico, de 1998 a 2006. Nos dois anos posteriores cursou pós-graduação (Mestrado) em Teologia Moral, na Pontifícia Faculdade de Teologia “Nossa Senhora da Assunção”, em São Paulo. Atualmente realiza seu trabalho pastoral na Paróquia Santos Anjos, em São Carlos.

Para o governo pastoral da diocese se o futuro bispo contará com a colaboração de 542 sacerdotes e 2 106 religiosos, que servem a 3 302 578 católicos.

O anúncio da nomeação, feito nesta quarta-feira, dia 19, foi recebido com muita alegria pelo arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo quem afirmou que “com esperança, dando graças, neste dia, compartilho a alegria de recebermos o presente da nomeação de mais um irmão bispo auxiliar para servir na Arquidiocese de Belo Horizonte”.