O Vigário Geral do Papa para a diocese de Roma, Cardeal Agostino Vallini, assinalou após conhecer a notícia da beatificação do Papa João Paulo II, que sua pessoa e sua obra são parte de nossa vida e da história da Igreja e do mundo.

Em declarações recolhidas pela agência italiana SIR este 14 de janeiro, o Cardeal comentou que "com grande alegria recebemos a notícia da feliz conclusão do processo de beatificação do venerável João Paulo II, durante 27 anos nosso Bispo e Pastor da Igreja Universal".

"A pessoa e a obra do amado Pontífice fazem parte não só da história da Igreja e do mundo, mas podemos dizer também que de nossa vida e nossos afetos mais queridos, para ser vividos junto a ele, ter gozado mais que outros de sua presença pastoral em nossas paróquias, tê-lo escutado como pai pressuroso e atento às necessidades de todos e ter experimentado graças a ele o amor em tantas formas".

O Cardeal disse também que "com suas palavras e sua vida ele quis constantemente reiterar a sublime vocação da Igreja em Roma de presidir na caridade. João Paulo II amava Roma e Roma amou o Papa e segue amando-o".

Por outra parte a presidência nacional da Ação Católica Italiana divulgou um comunicado na sexta-feira 14 de janeiro no qual expressa "os sentimentos da mais profunda alegria e gratidão" pela feliz coincidência do anúncio da beatificação de João Paulo II e a promulgação do decreto do milagre atribuído à intercessão do servo de Deus, Giuseppe Toniolo.

Toniolo era um leigo italiano, sociólogo e economista de fama mundial, dirigente da Ação Católica Italiana nos primeiros anos do século XX, foi um dos fundadores da Federação de Universitários Católicos e considerado um dos artífices do ingresso de católicos na vida social e política italiana.

O texto assinala que estes anúncios renovam o compromisso da Ação Católica para que "os leigos sejam fermento do Evangelho nas casas e escolas, nos lugares de trabalho e ócio, pois o Evangelho é palavra de esperança e salvação para o mundo".