Em uma recente nota divulgada à imprensa, a Diocese, através do bispo diocesano, Dom Filippo Santoro, se solidariza com as vítimas, com os desabrigados e desalojados e coloca a disposição os ambientes das paróquias para os primeiros socorros as vitimas da enchente. Dom Filippo Santoro convoca toda comunidade católica a ser plenamente solidária nesta dramática situação, colaborando com as forças governamentais – Estado e Prefeitura.

“Ao mesmo tempo, renovamos nossas orações para que sejam poupados outros sofrimentos a cidade de Teresópolis”, afirma a nota da diocese serrana. Dom Filippo informou também que a Caritas do Rio de Janeiro enviou R$ 20 mil para Diocese de Petrópolis para ajudar no atendimento as vítimas das chuvas para os primeiros socorros.

Canção Nova Notícias informou que o governo federal enviará 210 homens da Força Nacional de Segurança Pública para ajudar nos esforços de resgate, manutenção da ordem e identificação dos corpos de vítimas das fortes chuvas que deixaram mais de 350 mortos na região serrana do Rio de Janeiro.

O envio atende pedido do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral. No contingente estarão 80 bombeiros, 130 policiais militares e 15 peritos, que ajudarão na identificação dos corpos, segundo o Ministério da Justiça. Os integrantes da Força Nacional serão divididos em dois grupos e devem chegar ainda nesta quinta-feira, 13, à região.

Até o momento, a tragédia no Rio de Janeiro já deixou 356 mortos, mas esse número deve aumentar porque as equipes de resgate ainda não conseguiram chegar a algumas áreas em que houve deslizamentos de terra, com estradas e acessos a essas áreas comprometidos. Nova Friburgo é, até agora, a cidade que registrou maior número de mortos, 168, seguida por Teresópolis, com 152 e Petrópolis com 36, segundo a GloboNews.