O Escritório de Imprensa da Santa Sé comunicou hoje que o Papa Bento XVI nomeou Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger como novo Arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil. Ele sucede o cardeal dom Geraldo Majella Agnelo, 77, que teve sua renúncia aceita pelo pontífice por limite de idade (75 anos), conforme o Código de Direito Canônico, cânon 401.

Dom Murilo Krieger nasceu em Brusque (SC) em 19 de setembro de 1943. Foi ordenado presbítero da Congregação do Sagrado Coração em 1969 e sua nomeação episcopal aconteceu no dia 16 de fevereiro de 1985 como auxiliar de Florianópolis. Em 8 de maio de 1991 foi designado Bispo de Ponta Grossa. Em 7 de maio de 1997 foi transferido como Arcebispo de Maringá, Sede que assumiu em 11 de julho desse mesmo ano. Desde fevereiro de 2002, Dom Krieger esteve à frente da Arquidiocese de Florianópolis como arcebispo.

A CNBB recorda que Dom Geraldo Majella nasceu em 1933, em Juiz de Fora (MG) e foi ordenado padre em 1957 e nomeado bispo 1978, ambas em São Paulo.

Dom Geraldo foi bispo de Toledo (PR), arcebispo de Londrina (PR); presidente da Comissão Litúrgica da CNBB; secretário da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, em Roma; vice-presidente do Regional Sul 2 da CNBB (Paraná); segundo vice-presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM); membro do Pontifício Conselho da Pastoral para os Migrantes e os Itinerantes e presidente da CNBB de 2003 a 2007.

Após 54 anos de vida religiosa, Dom Geraldo também deixa um legado de livros, artigos e teses publicados.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos: