"O Natal devesse nos fazer a todos mais humanos, mais solidários com os que passam fome e sede, com os doentes e os pobres", afirmou o Arcebispo de Barcelona, Cardeal Lluís Martínez Sistach em sua carta semanal, datada ao 19 de dezembro.

Estas festas contêm também "uma mensagem profundamente humana", pois "a vocação da pessoa humana é sobre tudo o amor, o amor recebido e o amor devotado" e assim, só na experiência do amor "o homem pode encontrar o sentido mais profundo de sua vida".

O Cardeal remarcou que o Natal "fala-nos sobre tudo que Deus não é o antagonista do homem, mas é o amigo do homem" pois, como assinalou o Papa Bento XVI, Deus Pai "enviou ao mundo o seu Filho Jesus Cristo, com a finalidade de que ninguém se perca, mas que todos tenham vida eterna".

Tal como o indicou Bento XVI em sua recente visita a Espanha, o Natal também se trata de "globalizar o amor", assinalou o Cardeal Sistach, pois "é uma festa de solidariedade, já que é a manifestação de um Deus solidário com o mundo".

O Arcebispo de Barcelona recordou que o Papa, em sua visita a Santiago de Compostela, indicou que as pessoas devem aprender a "abraçar os seus irmãos, descobrindo neles a imagem e a semelhança divina, que constitui a verdade mais profunda de seu ser e que é a origem da genuína liberdade".

Uma "Natal solidário" exige-nos que nos aproximemos daqueles que sofrem, "especialmente nestes momentos de sérias dificuldades econômicas", finalizou o Cardeal.